*
Transtornos Globais do Desenvolvimento - TGD |
60h |
A CID-10 E O DSM-5; Transtornos Globais do Desenvolvimento - Condutas Típicas; A Educação Especial e TGD - Focando O Autismo;
|
*
Fundamentos da Educação Especial |
60h |
Retrospectiva Histórica da Deficiência: do Banido ao Cidadão, de Excepcional a Especial; A ONU e as Conferências Mundiais; A Legislação Brasileira para Educação Especial e Inclusiva; A Educação Especial e a Terminologia mais Recente para a Área; A Pedagogia da Negação X Educação na Diversidade; A Formação de Professores: Saberes, Competências e Atitudes.
|
*
TDAH - Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade |
60h |
TDAH: Uma Visão Geral; Epidemiologia, Etiologia e Histórico do TDAH; Características e Sintomas; Consequências e Comorbidades; Diagnóstico, Avaliação e Tratamento; O Portador de TDAH no Ambiente Escolar; O TDAH em Adultos; Introdução aos Problemas de Aprendizagem e Fracasso Escolar; Problemas, Distúrbios ou Dificuldades de Aprendizagem; Dificuldades de Aprendizagem ? O Papel do Cérebro; Os Distúrbios da Aprendizagem.
|
*
Práticas Psicopedagógicas: Avaliação e Intervenção |
60h |
Epistemologia Convergente; Introdução E Aspectos Gerais; Conhecimento Convergente E Divergente; Piaget E A Abordagem Da Epistemologia Convergente; Vigotsky E Zona De Desenvolvimento Proximal; Vigotsky E Suas Teorias; A Zona De Desenvolvimento Proximal E Suas Aplicações; Características Do Diagnóstico Participativo; Conceito De Diagnóstico Na Educação; Característica Do Diagnóstico Participativo. |
*
Educação Especial e os Tipos de Necessidades Especiais |
60h |
Educação Especial: Aspectos Legais e Sociais;Aspecto legal na educação especial ;Aspecto social na educação especial ;Da Integração, Normatização e Inclusão ;Conceitos de Integração e Normatização;Inclusão e os Diferentes Tipos de Necessidades ;Deficiência: Enfoque Biológico e Social ;Deficiência Biológica ;Deficiência Social. |
*
Disciplina obrigatória.
Total
|
300h
|