*
Salas de Recursos Multifuncionais |
60h |
O Programa de Salas de Recursos Multifuncionais; Público-Alvo e os Recursos Humanos; As Salas de Recursos Multifuncionais; As Salas Multifuncionais nas Escolas Regulares e o Atendimento às Famílias; A Utilização de Softwares e outras Experiências; Modelo de Plano de Ação Pedagógico (PAP) e O Plano de Ação Individual para o AEE; Legislação Pertinente. |
*
Deficiência Visual - Baixa Visão e Cegueira |
60h |
O Funcionamento Da Visão; A Deficiência Visual; Avaliação Funcional da Visão; Orientação E Mobilidade (OM); Atendimento Educacional Especializado; Sistema Braille E Código Matemático Unificado; Recursos Didáticos. |
*
Deficiência Intelectual, Altas Habilidades e Superdotação |
60h |
Da Deficiência Mental à Intelectual; Deficiência Intelectual; Altas Habilidades/Superdotação; Atendimento Educacional Especializado ? AEE; Identificação/Caracterização e Trabalho com Altas Habilidades; Atividades Físicas e Fatores de Risco de Doenças para Alunos com Deficiência Intelectual. |
*
Deficiências Múltiplas e Surdocegueira |
60h |
Deficiência Múltipla -Surdocegueira; As Necessidades da Criança Surdocega e com Deficiência Múltipla; A Importância do Movimento e da Comunicação; Adaptações de Acesso ao Currículo; Atendimento Educacional Especializado; Atividades Suplementares; Avaliação. |
*
AEE para Deficiência Auditiva e Surdez |
60h |
Compreendendo a Deficiência Auditiva e a Surdez; O Sistema Auditivo e a Audição; O Ouvido Humano; A Fisiologia da Audição; A Deficiência Auditiva e a Surdez; Definições e Distinções; Perdas Auditivas: tipos, causas e consequências; Diagnóstico da Perda Auditiva; História e Legislação da Educação de Pessoas com; Deficiência Auditiva e Surdez; Breve Histórico da Educação de Deficientes Auditivos e Surdos; Concepções, Abordagens e Paradigmas Históricos da Educação para Pessoas com Deficiência Auditiva e Surdas; Abordagem Oralista; Abordagem da Comunicação Total; Abordagem Bilíngue; A Legislação e Políticas Públicas no Brasil ligadas aos Deficientes Auditivos e Surdos e à Educação dessa População; A Educação de Pessoas com Deficiência Auditiva e; Surdez no Brasil; Atendimento Educacional Especializado para Pessoas com Deficiência Auditiva e Surdas; Situações Didático-Pedagógicas no AEE em Libras na Escola Comum; Situações Didático-Pedagógicas no AEE para o ensino de Libras; Situações Didático-Pedagógicas no AEE para o ensino da Língua Portuguesa; Salas de Recursos Multifuncionais (SRMF) para o Atendimento Educacional; Especializado. |
*
Disciplina obrigatória.
Total
|
300h
|