*
Diagnóstico e Avaliação Psicomotora |
60h |
Educação, Reeducação e Terapia Psicomotora; Perturbações, Distúrbios e Alterações Psicomotoras; As Necessidades Especiais; Observação, Medição, Diagnóstico, Avaliação e Ações Motrizes; Bateria Psicomotora de Vítor da Fonseca. |
*
Psicomotricidade Clínica e Relacional |
60h |
Psicomotricidade Clínica, Funcional e Relacional ? Limites e Possibilidades; O Meio Aquático; A Equoterapia e a Asinoterapia; Conhecendo os Portadores de Paralisia Cerebral; Conhecendo a Deficiência Visual. |
*
Tópicos Especiais em Psicomotricidade |
60h |
Escolas de Desenvolvimento; Os Métodos de Relaxação Psicossomática; Sócio-Psicomotricidade Ramain-Thiers; O Trabalho com Portadores da Síndrome de Down; Envelhecimento e Intervenção Psicomotora. |
*
Práticas e Teorias da Educação Infantil |
60h |
Perspectivas de uma Pedagogia da Infância: Visão de; Foucault; Foucault e o Saber Educativo; A Teoria do Poder de Foucault no Campo Educacional; Ação Pedagógica entre Docentes, Crianças e Comunidade; A Docência e suas Ações Pedagógicas; Estratégias de Atuação na Educação Infantil; Conceitos e Aplicações da Educação Infantil: Estratégias. |
*
Processos Iniciais de Alfabetização |
60h |
O Ato De Escrever E A Aprendizagem Da Escrita; Fatores Que Afetam O Desenvolvimento Da Linguagem; A Base Biológica Do Desenvolvimento De Idioma; O Papel Dos Pais Na Promoção Do Aprendizagem E Desenvolvimento Da Linguagem Em Crianças Pequenas; As Funções Da Escrita – A Escrita Como Instrumento; De Registro, Arquivo, Regulação Social E Comunicação; Alfabetização, Linguagem E Desenvolvimento Emocional; Desenvolvimento Da Linguagem E Seus Impactos; Gêneros E Seus Propósitos Comunicativos; Conceitos Iniciais De Propósitos Comunicativos; Ambientes De Aprendizagem Como Estratégia Para Lidar Com A Leitura E Escrita. |
*
Disciplina obrigatória.
Total
|
300h
|