*
Processos Iniciais de Alfabetização |
60h |
O Ato De Escrever E A Aprendizagem Da Escrita; Fatores Que Afetam O Desenvolvimento Da Linguagem; A Base Biológica Do Desenvolvimento De Idioma; O Papel Dos Pais Na Promoção Do Aprendizagem E Desenvolvimento Da Linguagem Em Crianças Pequenas; As Funções Da Escrita – A Escrita Como Instrumento; De Registro, Arquivo, Regulação Social E Comunicação; Alfabetização, Linguagem E Desenvolvimento Emocional; Desenvolvimento Da Linguagem E Seus Impactos; Gêneros E Seus Propósitos Comunicativos; Conceitos Iniciais De Propósitos Comunicativos; Ambientes De Aprendizagem Como Estratégia Para Lidar Com A Leitura E Escrita. |
*
Adequação do Sistema de Escrita Alfabética e a Consolidação do Processo de Alfabetização |
60h |
O Ensino do Sistema De Escrita;O workshop de escrita; Teorias da Aprendizagem; Importância da Alfabetização; Alfabetização inicial; O papel do professor hoje no ensino de leitura e escrita; Papel da educação, da história e da cultura na construção de práticas de leitura e escrita; O processo de leitura na educação básica; Métodos para aprender a ler.
|
*
Organização do Trabalho Escolar e os Recursos Didáticos na Alfabetização |
60h |
As Tendências Pedagógicas na Didática e Organização do Trabalho Pedagógico; A Presença das Tendências Pedagógicas Atuais no Processo Educacional; Teoria dos L.S. Vigosky, Uma Abordagem Interativa no Processo de Aprendizagem de Ensino; Planejamento Participativo no Contexto Escolar; Educação administrativa: Planejamento e Organização; Organização; Os Ambientes Educativos Diferenciados: Estilos de Aprendizagem; Os estilos de Aprendizagem e os Ambientes Educativos. |
*
Diversidade Textual em Sala de Alfabetização |
60h |
O Ensino Como Narração nos Níveis Iniciais; Letramento e Desenvolvimento Humano; TEXTO DISSERTATIVO EXPOSITIVO; Promoção da Leitura e os Textos em si; Atividades Relacionadas ao Desenvolvimento de Competências; Considerações Importantes a Respeito do Texto Descritivo; A Importância da Leitura e dos Textos Desde a Infância. |
*
Disciplina obrigatória.
Total
|
240h
|