| *
			                Práticas Pedagógicas do Supervisor Escolar | 60h | 
                    
                        | A Supervisão Educacional no Brasil em Perspectiva Histórica e Política; Atribuições Legais Quanto à Supervisão Educacional no Brasil; Concepções Sobre a Supervisão Educacional; Perfil do Supervisor Educacional; Papéis e Funções do Supervisor Educacional; Práticas e Técnicas da Supervisão Educacional; O Supervisor Educacional e a Formação de Professores; O Supervisor Educacional e os Parceiros de Trabalho; O Estudo na Prática Supervisora; Mecanismos que Auxiliam o Trabalho do Supervisor Educacional; O Supervisor Educacional e o Processo de Avaliação Escolar. | 
                                    
                        | *
			                Práticas Pedagógicas do Inspetor Escolar | 60h | 
                    
                        | Esboço Histórico da Inspeção Escolar; A Inspeção Escolar Face aos Novos Paradigmas; O Termo de Visita; Escrituração Escolar; Estudos Realizados no Exterior; Recursos Didáticos Pedagógicos; Regimento Escolar e Proposta Pedagógica da Escola; Lei Delegada 122 2007 de 25/01/2007. | 
                                    
                        | *
			                Fundamentos da Supervisão, Orientação e Inspeção Escolar | 60h | 
                    
                        | Os Pilares e os Fundamentos Estruturantes da Educação; A Instituição Escolar; Fundamentos da Orientação Escolar; Fundamentos da Supervisão Escolar; Fundamentos da Inspeção Escolar; Gestão Democrática da Educação X Projeto Político-Pedagógico. | 
                                    
                        | *
			                Pedagogia Digital | 60h | 
                    
                        | A Tecnologia e A Educação; O Trabalho Docente; A Motivação na Educação On-Line. | 
                                    
                        | *
			                Coordenação do Trabalho Pedagógico | 60h | 
                    
                        | A Tríplice: Trabalho, Educação e Escola; Breve histórico da origem do trabalho humano; Permeando relação trabalho – educação; A complexa função social da escola; Concepção de trabalho pedagógico; Instrumentalizando o Trabalho Pedagógico; Planejamento e Planejamento Escolar; O Projeto Político-Pedagógico: conceito, pressuposto e contexto; Elaboração e implementação do Projeto Político-Pedagógico; Princípios norteadores do PPP; Elementos constitutivos do Projeto Político-Pedagógico; Etapas de elaboração e finalidades do Projeto Político-Pedagógico; Processos para elaboração do Projeto Político-Pedagógico; Etapas constituintes do Projeto Político-Pedagógico; Acompanhamento e avaliação do Projeto Político-Pedagógico; Estrutura do Projeto Político-Pedagógico; Gestão Escolar e Trabalho Pedagógico como Compromisso de Todos; De quem a escola precisa: diretor, administrador ou gestor?; Gestão: conceito geral e modelos; Gestão escolar; Concepções de organização e gestão escolar; Práticas de organização e gestão escolar; Gestão democrática na escola; Gestão democrática e as instâncias colegiadas; Equipe gestora; Ações colaborativas e elementos constitutivos da equipe gestora; Equipe gestora e o Projeto Político-Pedagógico. | 
                                
                    | *
                        Disciplina obrigatória.
                        Total | 300h |